Zero Hora: Ex-prefeito quer reestruturar Confederação

GRAMADO – O ex-prefeito de Mariana Pimentel Paulo Ziulkoski (PMDB), 51 anos, assumiu ontem, em Gramado, o desafio de reestruturar a Confederação Nacional dos Municípios, que representa as aproximadamente 5.500 prefeituras brasileiras. Depois de ter passado pela presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), cargo que transmite hoje para Clóvis Assmann (PMDB), Ziulkoski promete repetir em escala nacional o trabalho feito no Estado. Como presidente da Famurs, ele mapeou a situação dos municípios e promoveu a negociação das dívidas mútuas entre o Estado e as prefeituras.

Tão conhecido por executar grandes projetos quanto pelas tentativas de subverter estatutos, Ziulkoski conseguiu modificar o regimento da confederação na reunião em que foi eleito, no mês passado, pelo colégio de representantes estaduais. A partir de então, ser prefeito ou ex-prefeito passou a ser requisito para os candidatos à presidência da entidade

Até o final do ano, Ziulkoski pretende promover quatro encontros regionais de municípios para fazer um levantamento dos problemas e das disparidades entre as regiões. O encontro nacional, previsto para dezembro, deverá ser realizado em Porto Alegre. O novo presidente já está buscando recursos para que a Confederação possa realizar um censo das prefeituras brasileiras, nos moldes do que foi feito no Estado. Antes de deixar a presidência, daqui a dois anos – se não for reeleito –, Ziulkoski pretentde revelar o perfil das administrações municipais e dos prefeitos do Brasil. O ex-prefeito vai comandar uma entidade com apenas dois funcionários, que funciona em Brasília em um local cedido pela Famurs. (Dulci Emerim)

 

» Veja também: fotos dos regionais de 2007.